Fórum

Acessibilidade é tema de fórum em Santa Maria 

Suellen Venturini

Na luta por mais acessibilidade nas ruas, no esporte, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, foi realizado nesta terça-feira, em Santa Maria, o 155º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento é realizado pela Faders (órgão gestor estadual das políticas públicas para acessibilidade no Rio Grande do Sul) e acontece em boa parte das cidades do Estado ao longo do ano. 

 Fórum Regional de Acessibilidade acontece em Santa Maria.Entrevistado: Roque Bakof, presidente da Faders (órgão Gestor Estadual da Política Pública para Acessibilidade no Rio Grande do Sul)
Foto: Lucas Amorelli / Newco SM

– Primeiro, nós temos que pensar do ponto de vista regional. Depois, do ponto de vista local. O que nós defendemos em termos de acessibilidade e inclusão é o comportamento de uma sociedade. Esse fórum, primeiro convida os gestores dos municípios da região, seja o gestor prefeito, seja o gestor da área da saúde, da educação, do convívio social – disse o presidente da FadersRoque Bakof


O representante do órgão estava presente no evento em Santa Maria, que começou pela manhã com um debate na presença de autoridades e representantes de 20 municípios entre 30 que foram convidados, no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra). À tarde, a programação foi aberta ao público, com a realização de quatro oficinas. As temáticas foram acessibilidade no esporte, no mercado de trabalho, em prédios e ruas e nas políticas públicas. 

 Passageiros de micro-ônibus são assaltados na BR-290

Para o presidente da Faders, os quatro temas são prioridades para as pessoas com deficiência, mas a demanda mais clara está nas ruas e no acesso a prédios e locais urbanos. 

– Nós somos uma civilização que, antes, não pensava na acessibilidade arquitetônica. Assim, é também na comunicação, na atitude, mas o mais visível ainda é a acessibilidade arquitetônica – comentou Bakof.

 Supermercados de Santa Maria abrem em horário reduzido neste feriado

A organização acredita que cerca de 200 pessoas participaram ontem das oficinas, entre autoridades de órgãos oficiais, funcionários de secretarias, comunidade e pessoas com necessidades especiais. O fórum aconteceu com o apoio da Unifra, da prefeitura de Santa Maria e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santa Maria (Condepedesma), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: Que saudade pungente domistério dos quintais...

Próximo

Bailarinos apresentam espetáculo de tango em homenagem à era do rádio

Geral